Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-11-19

As maiores explosões não-nucleares da história  

Explosão de 2 toneladas de nitrato de amonia, muito usado em demolição



Explosões monstruosas começaram quando J. Robert Oppenheimer disse: “Agora, eu me torno a Morte, o destruidor de mundos”… Foi ele quem, com outros cientistas criou e lançou a bomba atômica sobre o Japão.

A nuvem em forma de cogumelo deixada pela bomba que explodiu a 550 m. de altitude no centro de Nagasaki, Japão, a 6 de agosto de 1945, atingiu 18 km de altura.

Reação de implosão no núcleo de uma Bomba atômica



Mesmo deixando de lado explosões naturais, tais como a erupção do vulcão Krakatoa, a terra sempre tem sido balançada de mais da conta, por explosões não-atômicas.


Erupção do vulcão Krakatoa. Ilha de Anak Krakatoa

Provavelmente, o tsunami mais destrutivo, registado na história, deu-se quando a ilha vulcânica de Krakatoa entrou em erupção, em Agosto de 1883, numa série de quatro explosões, que espalharam cinzas pelo mundo e geraram uma onda, sentida nos oceanos Atlântico e Pacífico.

O escritor Simon Winchester descreveu o evento como "O dia em que o mundo explodiu". Livros de história contam ,como uma série de grandes ondas tsunami, algumas com alturas de quase 40 metros, acima do nível do mar, matou mais de 36 mil pessoas em cidades e aldeias costeiras, ao longo do estreito de Sunda.

A maioria das vítimas foi morta pelo tsunami e não pela erupção, que destruiu dois terços da ilha. Ondas tsunami, geradas pela erupção, foram observadas em todo o oceano Índico, no Pacífico, na costa oeste dos EUA, na América do Sul e até no canal da Mancha. Destruíram tudo no seu caminho e levaram para a costa blocos de corais, de até 600 toneladas.

Um navio de guerra na área, foi arrastado por três km até terra e depositado numa montanha. De acordo com Winchester, corpos apareceram em Zanzibar e o som da destruição da ilha foi ouvido na Austrália e na Índia.

Vejam algumas das maiores explosões não nucleares da história.

Uma das explosões não-nucleares mais estarrecedoras ocorreu em 1917 em Halifax, Nova Escócia. Em dezembro desse ano, o navio Mont-Blanc puxado por um outro navio, Imo, bate no cais, começando um terrível incêndio. Dez minutos mais tarde o Mont-Blanc explodiu, criando o que é considerada até hoje, uma das maiores explosões não-nucleares da história.

Navio carregado com 3.000 toneladas de munição colide com o cais.
A explosão foi de aproximadamente 3 kilotons de TNT. A bola de fogo subiu acima da cidade e a onda de choque destruiu totalmente a cidade e tudo ao redor de 1,5 Km do epicentro. Pedaços de metal retorcido caíram a 100 Km da explosão e do som da detonação foi ouvido a mais de 300 Km do local. A explosão foi tão forte que gerou um tsunami com ondas que, então, voltaram no porto outra vez, ocasionando morte e destruição.
Aproximadamente 2.000 pessoas morreram na explosão e outros 9.000 feridos.



Esse míssil “Trident” da marinha, cai logo depois de um lançamento de testes de um submarino, fora da costa de Cape Canaveral, USA. O míssil explodiu logo depois que esta foto foi feita. Não houve destruição no submarino ou feridos. O capitão do submarino, olhava o lançamento através do periscópio do submarino.


A segunda guerra mundial presenciou grandes tragédias. Em 1944, o Fort Stikine SS explodiu quando estava ancorado em Bombaim, India. Quando sua carga veio acima, a explosão matou 800 homens e feriu 3.000. O fogo durou mais de três dias.


Também em 1944, o Reino Unido experimentou o que é considerada, a maior explosão em solo britânico, quando 3.700 toneladas de explosivos detonaram acidentalmente em uma loja de munição subterrânea em Fauld, Staffordshire. A explosão abriu uma cratera de 1 Km transversalmente e mais de 120 metros de profundidade - e destruíndo não somente a base mas um reservatório próximo (e toda a água nela).

--------------------------------------------------------------------------------------
Mas uma das maiores explosões e também a mais trágica na história humana, com exceção das duas bombas atômicas que cairam no Japão, foi outra vez em 1944. Em 17 de julho, munições que estavam sendo carregadas em um navio dentro da àrea portuária de Chicago, Califórnia, (perto de San Francisco) detonaram. Ninguém sabe o que causou exatamente a explosão, mas os danos foram imensos. Mais de 5.000 toneladas de explosivos foi detonado, mais o que estava nas lojas na base e em todos os navios ancorados. A explosão foi sentida em Las Vegas (800 Km distante) e pessoas foram feridas em toda a área da baía, quando as janelas foram quebradas pela imensa onda de pressão.




Mais de 320 morreram imediatamente e quase 400 feridos seriamente, mas essa não é a tragédia real. A maioria destes homens eram afro-americanos e este único desastre matou quase 15% das vítimas afro-americanas durante toda a guerra.

Ainda temendo pela sua segurança, os solados sobreviventes, que tinham gasto três semanas para resgatar os corpos de seus companheiros, recusaram-se a carregar toda a munição adicional. O exército, em mais uma amostra de rigidez e insanidade, considerou este um ato um motim e, mandou para à corte marcial 208 soldados, e mais 50 à cadeia por 8 a 15 anos.

Felizmente, foram perdoados depois que o general Marshall lutou por eles, embora o membro final recebeu somente a justiça em 1999, no ato de um perdão presidencial dado pelo presidente Bill Clinton. Hoje em Chicago, na área portuária existe um marco e, ele indica que o evento foi um passo para “a justiça e a igualdade raciais.”


Explosão de foguete:


“Um foguete Titan IV-A, explode na manhã do dia 12 de agosto de 1998, carregado com 1 bilhão de dólares em satélites espiões “mercúrio”. A explosão ocorreu 40 segundos após o lançamento em uma altura de mais de 6 km e, foi forte o bastante para disparar alarmes de carros a mais de 30 Kms distantes. “


A marinha e suas explosões.



Explosões e tiros de artilharia:





Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!