Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-10-31

20 Dicas para Apresentação em Powerpoint  


Preparar uma apresentação pública em PowerPoint pode ser por vezes uma das tarefas mais desafiantes. O receio de não corresponder às expectativas cresce à medida que se aproxima o dia da apresentação e à medida que a própria apresentação PowerPoint cresce.

Abaixo, diversas dicas de vários autores diferentes sobre a produção de apresentações em Powerpoint.

  1. Em um dos seus primeiros slides, deve ser apresentado o “plano de vôo”. Ou seja, o que será apresentado! Quais tópicos serão abordados! Mas apresente somente os pontos principais no seu “plano de vôo”.
  2. Siga o “plano de vôo” durante a sua apresentação.
  3. Use 1 a 2 minutos por slide durante a sua apresentação.
  4. Escreva sob a forma de frases ou palavras-chave. Use cerca de 4 a 5 delas em cada slide, no máximo.
  5. Evite parágrafos longos.
  6. Mostre um ponto de cada vez. Se você tentar mostrar muita coisa, o público irá se concentrar em no slide e perderá o foco em você.
  7. Ao passar para um novo slide, aguarde cerca de 3 a 5 segundos para que o público possa ver o mesmo.
  8. Sempre use fontes padrão, como Times New Roman ou Arial. São mais fáceis de ler. O tamanho dever ser, no mínimo, 18 pontos. Os pontos principais podem ser destacados com um tamanho de fonte maior (24) e os secundários com tamanho menor (18-20).
  9. A palestra é o que mais importa, não os slides. Fale para o público e não para os slides. Nunca dê as costas para o público.
  10. Evite efeitos especiais, como transições de textos e efeitos sonoros. São distrações que não ajudam a sua apresentação.
  11. Use fontes com cores que contrastem fortemente com o fundo da sua apresentação. Use cores ou tons diferentes para enfatizar um ponto ou idéia. Mas sem abusar deste recurso. Dê preferência a fundos claros e simples, sem muitos detalhes ou cores.
  12. Prefira apresentar seus dados em forma de gráficos. Tabelas são cansativas e difíceis de acompanhar em uma apresentação.
  13. Atenção para a poluição visual. O uso de cores em demasia ou com muitas figuras em um mesmo slide dificulta para o público entender o mesmo.
  14. Cuidado com a linguagem. Verifique a ortografia, sintaxe e sentido das palavras usadas.
  15. Sempre conclua sua apresentação. Use frases fortes e de impacto para marcar a mesma.
  16. Questões e dúvidas. Sempre ao final. Evite responder questões durante a apresentação. Isto interrompe a mesma e causa dificuldade na continuidade dela. Esclareça seu público que existirá um tempo para as questões e dúvidas ao final da apresentação.
  17. Sempre agradeça ao final ao público presente. Gentileza gera gentileza.
  18. Deixe seus contatos ao final da apresentação: endereço de correspondência, telefone, email, icq, fax. Enfim, algumas formas através da quais as pessoas possam lhe encontrar demais.
  19. Sempre esteja preparado. Traga a apresentação em 2 ou mais cds ou pen-drives.
  20. Divirta-se: No começo é difícil, mas a possibilidade de divertir-se preparando e fazendo uma apresentação aumenta com o tempo, conforme você vai ficando menos mecânico e mais natural. Descubra onde estão suas limitações e resolva-as, de forma a poder aproveitar melhor as excelentes oportunidades que são as apresentações.




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!