Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-09-03

Rádio telescópio detecta fonte de energia extraterrestre  




O professor universitário Stuart McPherson e seus alunos detectaram com a ajuda de um rádio telescópio, especialmente construído, uma possível fonte extraterrestre, que vive além do sistema solar. Na última semana, o Indlebe Rádio Telescópio, construído no campus Steve Biko, da Universidade de Tecnologia de Durban, detectou, com sucesso sua primeira fonte de rádio extraterrestre. 

O aparelho de transito opera na freqüência da linha de hidrogênio de 1420 MGHZ e usa um receptor de rádio muito sensível para detectar sinais extraterrestres. MacPherson, líder do projeto em Engenharia Eletrônica na universidade, declarou que ele e seus estudantes se espantaram quando se deram conta que o telescópio havia achado um sinal. “Nós temos feito significativas mudanças no receptor para aumentar a sensibilidade. Quando nós chegamos de manhã para checar os dados, descobrimos que tinha detectado uma fonte”.

Questionado se existe vida extraterrestre lá fora, MacPherson riu e disse que há uma esperança e uma possibilidade de que o sinal de rádio possa ter sido gerado por uma fonte alien. Uma forte fonte eletro magnética foi detectada em Sagitário A, que fica no centro da Via Láctea. “É inacreditável. É definitivamente um alívio para nós, porque agora nós sabemos que o rádio telescópio funciona. Os estudantes estavam excitados e chocados ao mesmo tempo”. Em relação ao avanço tecnológico do telescópio o professor afirmou que há planos para melhorar. “Ainda é cedo, mas caminhamos para as coisas melhorarem. Estamos caminhando para aumentar a sensibilidade do sistema. O rádio telescópio será usado por anos”.

O pesquisador afirmou que a detecção da fonte é um passo significativo para os estudantes. Todo o complexo, a antena e aparato de alimentação, o conversor análogo e digital, que provêem uma representação digital da fonte detectada para um PC, foi desenhado e construído no campus. A intenção é que os dados recebidos estejam disponíveis brevemente em tempo real para pessoas interessadas e que sejam capazes de fazer gráficos com os dados usando softwares livremente disponíveis. 

MacPherson informou que o projeto Indlebe começou em 2006, pelo Departamento de Engenharia Eletrônica para atrair alunos das escolas secundárias e dar aos estudantes de graduação e pós-graduação uma oportunidade de trabalhar em um verdadeiro complexo de sistema eletrônico.


Fonte:Revista Ufo




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!