Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-11-28

Razões para usar Linux  


Todo mundo sabe que a grande maioria dos computadores do mundo, roda alguma versão do Windows. É uma realidade, gostando ou não. Mas, nos últimos anos muita coisa mudou e, diversas alternativas surgiram, é o exemplo do Linux.

Se estiver curioso, ou simplesmente você pensa de que é hora de trocar de sistema operacional, neste post tem algumas razões para você usar ou conhecer um pouco mais de Linux.

Porque ele é grátis (Free)

Assim com um orçamento zero, você pode ter um sistema operando com um editor de imagem, processador de texto, navegador, reprodutor de vídeo e de música, jogos e uma lista longa de outros programas.

É livre

Livre significa que você pode fazer com ele o que você quer. Instalá-lo, prová-lo, e, para compartilhar se você for programador, adaptar seu código às suas necessidades.

Tem uma grande variedade de versões e de programas

Com o Windows, você somente pode escolher entre Windows 95, 98, XP, 2000, Vista,… Em Linux você pode escolher entre centenas das versões atuais: Mandriva, Fedora, Ubuntu, OpenSuSE,… Cada uma com suas peculiaridades. Há até umas versões específicas para jogos.

É seguro

No Linux não há vírus, e nenhuma outra classe de programas prejudiciais. E se houvesse, como Linux é construído em seu interior (Kernel), seria muito difícil que algum vírus fizesse algum dano.

Todos aceitam bem o sistema

As distribuições mais famosas de Linux são acostumadas a rodar em um computador com Windows sem problemas e para coexistir com ele.

Porque é fácil de usar

Com Ubuntu ou OpenSuSE, por exemplo, você faz qualquer coisa com o mouse, mesmo se você nunca tiver tocado em um computador antes. Além disso, uma vez instalado, já são preparados para ser usados, sem nenhuma necessidade de instalar mais nada.

É perfeito para aprender informática

Linux deve suas origens aos programadores, que necessitavm de um sistema operativo para praticar sem pagar uma licença mais cara do Unix. Assim, qualquer distribuição pode servir como iniciação para seus primeiros passos com C, Python, Perl, Java, PHP ou Ruby.

Porque é atrativo

Você já provou um Linux com Compiz Fusion instalada? Os últimos projetos de Linux para escritório (Office), são espectaculares.

Faz você se interessar

Há alguns anos era considerado um estranho, no momento em que poucas pessoas sabiam ou ouviram falar de Linux. Agora, quem sabe 'mexer' nele, é considerado um 'perito na informática'.

Porque é o futuro

Linux está instalado em computadores pessoais, em supercomputadores, em consoles de última geração e até em celulares. Você querendo ou não, Linux é muito maleável e, para o futuro, a maioria dos dispositivos rodará Linux em suas entranhas.

Estas são apenas poucas razões para ter o Linux instalado em seu computador. Você decide.

A instalação de novos programas no Linux não é tão complicada como pode parecer , pelo contrário, muitas vezes é até mais simples que no Windows.

A seguir, sites com programas e tutoriais para Linux:

http://programaslinux.com.br/
http://downloads.uol.com.br/linux/
http://linuxnarede.com.br/downloads/
http://www.guiadohardware.net/guias/08/
http://www.sobresites.com/linux/programas.htm

External Parallel Port devices and Linux
Informações sobre Linux e periféricos de porta paralelas externas. Em inglês.

LinModems.org
Site para encontrar drives para winmodens para linux. Se você tem um winmodem vale a pena conferir. Em inglês.
linuxHardware
Site com informações de hardware para Linux. Em inglês.




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!