Detalhes incríveis são revelados nas novas imagens do satélite natural de Marte.
Fobos, uma das luas de Marte, que tem um diâmetro de 22 km, foi fotografada
pela poderosa câmera da nave Mars Reconnaissance Orbiter,lançada ao espaço em 12 de agosto de 2005 pela Nasa.
Fobos, uma das luas de Marte, que tem um diâmetro de 22 km, foi fotografada 
Fonte: G1
Fatos sobre Fobos
- Fobos é o maior e o mais interno dos dois satélites de Marte:
- distância do centro de Marte: 9378 km
- diâmetro: 22,2 km (27 x 21,6 x 18,8)
- massa: 1,08e16 kg
- Pronuncia-se "FOH bus"
- Na mitologia grega, Fobos é um dos filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Vênus). Significa "medo" em grego (raiz de "fobia").
- Descoberto em 12 de agosto de 1877, por Hall; fotografado pela sonda Viking 1 em 1977.
- Fobos gravita ao redor de Marte, abaixo do raio orbital sincrônico. Levanta-se no oeste, move-se muito rapidamente pelo céu e se põe no leste, geralmente duas vezes por dia. Está tão próximo da superfície que não pode ser visto acima do horizonte de qualquer ponto de Marte.
- Fobos é um satélite condenado: pelo fato de sua órbita estar abaixo da altitude sincrônica, as forças de maré o estão atraindo em direção a Marte. Em menos de 100 milhões de anos, ele ou se fragmentará, transformando-se em um anel, ou colidirá com o planeta.
- Provavelmente, Fobos e Deimos são compostos de rocha rica em carbono, como asteróides do tipo C. Mas, suas densidades são tão baixas que eles não poderiam ser rocha pura. É mais provável que sejam formados de uma mistura de rocha e gelo. Ambos são densamente craterizados.
- A sonda soviética Fobos 2 detectou um pequeno mas regular escapamento de gás na superfície do satélite. Infelizmente, a sonda interrompeu sua comunicação antes que se pudesse determinar a natureza do material; a hipótese mais provável é que seja água.
- A formação mais notável em Fobos é a grande cratera Stickney (nome de solteira da esposa de A. Hall). Como a cratera Herschel, de Mimas, (em escala menor), o impacto que criou Stickney por pouco não destruiu Fobos. Os sulcos e raias na superfície do satélite foram provavelmente causados pelo impacto.
- Acredita-se, em geral, que Fobos e Deimos sejam asteróides capturados. Especula-se que essas duas luas teriam vindo de algum ponto fora do sistema solar, e não do cinturão de asteróides.
- Fobos e Deimos poderão ser úteis, em algum tempo futuro, como "estações espaciais", de onde se poderia estudar Marte, ou como paradas intermediárias nas viagens de ida e volta à superfície marciana; especialmente se a presença de gelo for confirmada.
Imagens espetaculares da lua de Marte






























![Validate my RSS feed [Valid RSS]](http://img182.imageshack.us/img182/6753/validrsscv2.png)



Postar um comentário
Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!