Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2007-10-09

Sobre a Era Espacial - 50 Anos  

Confira dez fatos marcantes sobre a Era Espacial

A cadela Laika foi o primeiro ser vivo a ser lançado ao espaço

Quinta-feira passada, 4 de outubro, a humanidade celebrou os 50 anos da Era Espacial, que começou com o lançamento do satélite soviético Sputnik. Confira dez fatos marcantes sobre o período de exploração do espaço selecionados pelo portal Space.com.

1 - Logo depois do lançamento do Sputnik, cientistas americanos liderados por James Van Allen descobriram um anel de partículas energéticas circundando a Terra. Foi um dos maiores achados científicos da Era Espacial e confirmou que o planeta tem um escudo magnético que o protege dos ventos solares. Agora os cientistas sabem que há dois cinturões de radiação, ambos podem ser perigosos tanto para os satélites quanto para os astronautas.

2 - Ao ser lançado ao espaço e ter voltado em segurança para a Terra, Yuri Gagarin provou que humanos podem sobreviver fora do planeta. Cientistas especulavam que o corpo humano poderia não funcionar de forma adequada em gravidade zero ou sobreviver ao bombardeio de partículas cósmicas. Desde Gagarin, 462 outras pessoas sortudas flutuaram no espaço.

3 - Em 1961, o presidente americano Kennedy, ao falar sobre o plano americano de enviar um homem à Lua antes que a década terminasse, prometeu não perder para os russos. Em 1969, Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, de onde exclamou a famosa frase: "um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade".

4 - Se o nosso mundo parece menor hoje do que foi décadas atrás, isso se deve muito aos avanços das comunicações e das tecnologias de informação. Elas utilizam, em sua maioria, os satélites como suporte. Hoje, os seres humanos podem saber exatamente onde estão, se comunicar com oceanos e continentes de distância e ainda controlar robôs em planetas distantes graças a essas tecnologias.

5- O Sputnik é motivo de orgulho. Ele apenas orbitou a Terra, mas seus descendentes exploraram quase todos os grandes planetas e luas do Sistema Solar. Eles voaram entre caudas de cometas, se chocaram propositalmente em asteróides e alguns ainda estão a caminho da saída do Sistema Solar.

6 - Desde que o homem começou a explorar o espaço, teve a oportunidade de observar explosões de estrelas, colisões de galáxias, planetas em colapso e buracos negros "famintos". Documentar o Universo por meio de raio-X ou outros comprimentos de onda do espectro eletromagnético só pode ser feito de forma adequada acima da atmosfera da terrestre. A Era Espacial mostrou que o Universo é um local muito mais estranho do que os cientistas jamais imaginaram.

7 - O homem estuda o céu há muito tempo, muito antes do Sputnik, mas a astronomia não era uma ciência precisa antes da Era Espacial.

8 - O Sputnik fez com que a ciência se tornasse um assunto interessante na América. O lançamento soviético serviu como inspiração para uma geração inteira de estudantes e fez com que grandes recursos fossem destinados à pesquisa e à educação, um esforço para se igualar à Rússia.

9 - Apesar dos avanços, o legado do Sputnik não é todo "rosa". Ele também anunciou um período de paranóia, quando as pessoas viviam com medo de que pudessem se tornar possíveis alvos de mísseis capazes de atravessar o mundo. A mesma tecnologia que lançou o satélite ao espaço também poderia ser usado para disparar armas nucleares.

10 - A Era espacial marcou a primeira vez que a humanidade enxergou o seu planeta como um todo. Imagens da Terra suspensa no espaço como uma "bola azul" mostrou toda a fragilidade do nosso planeta de uma maneira que as palavras não conseguem explicar. Uma das imagens, obtidas pela tripulação da Apollo 17, em 1972, é uma das fotos mais distribuídas na história.


Fonte: Revista Ufo




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!