Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2007-07-30

Blu-ray e HD-DVD: A briga pela sucessão do DVD  

Trinta anos se passaram desde que o formato de vídeo VHS, dos antigos videocassetes, engoliu o Beta. Mas as disputas entre empresas do setor de eletrônicos continuam, e desta vez o personagem central da novela é o sucessor do DVD, que dá a impressão de mal ter chegado ao mercado, ao menos no Brasil.
Os dois formatos que disputam o título de sucessor do DVD são o Blu-ray e o HD-DVD. Cada um foi proposto por um grupo de empresas do setor de eletrônicos. Os discos possuem tecnologias semelhantes —eles usam, por exemplo, o mesmo laser azul com 405nm de comprimento de onda. Mas há algumas diferenças.
O Blu-ray consegue armazenar 25 GB de dados, enquanto o HD-DVD guarda 15 GB. Os atuais DVDs ficam nos 4,7 GB, e os CDs chegam até 700 MB.
Todo esse espaço a mais consegue dar aos sucessores do DVD novos horizontes em qualidade de imagem, extras e interatividade. Os atuais DVDs exibem imagens com 480 pontos na vertical, enquanto seus sucessores chegam a 1.080 pontos, a chamada alta definição. Além disso, será possível desenvolver games ou aplicativos de interatividade que acompanhem os filmes, segundo estúdios como Fox e Warner.
Outra vantagem é que será possível ver os filmes em DVD também nos players da nova geração, o que é um alívio para quem renovou sua coleção de vídeos para o formato digital há pouco tempo.
Mas, além da tecnologia, há os interesses de mercado dos grupos de empresas por trás de cada formato.
O Blu-ray é o mais aceito pela indústria. Ele foi desenvolvido por um consórcio liderado pela Sony, e que conta com o apoio de Hitachi, LG, Mitsubishi, Panasonic, Philips Samsung, Sharp e Thomson/RCA. No mundo do cinema, estúdios como Sony, Disney, Fox, Paramount e Warner já demonstraram apoio ao formato. O videogame Playstation 3 também usará o Blu-ray como mídia.
Já o HD-DVD foi criado pela Toshiba e pela LG. Mas, possui menos empresas e estúdios aliados —Paramount, Universal e também a Warner—, tem um grande nome na área de videogames e também PCs: a Microsoft. O console de jogos Xbox 360 adota o formato.
No final das contas, embora haja problemas de compatibilidade entre as duas tecnologias, é bem possível que apareçam players híbridos no mercado. A Ricoh, por exemplo, anunciou em julho ter desenvolvido um leitor óptico capaz de reconhecer discos Blu-ray e HD-DVD. O melhor negócio é esperar —para ver e para não perder dinheiro.




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!