Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2007-06-17

O homem pisou realmente na Lua?  

A polêmica sobre a conquista da Lua
Muita gente insiste em afirmar que um dos eventos mais marcantes do século XX, o pouso da Apollo 11 na Lua, foi uma fraude. Será que existe alguma justificativa válida para esta afirmação?

Cadê o vento? Como é possível que a bandeira dos EUA tremule no mastro se não há vento na Lua?

Em fevereiro de 2001, a rede norte-americana de televisão Fox, para a surpresa de seus espectadores, anunciava a exibição de um documentário com o seguinte título: Teorias Conspiratórias: Nós Realmente Aterrissamos na Lua? Motivada por rumores existentes desde meados da década de 70, a Fox iria abordar a questão sob uma ótica inusitada: mostrar ao mundo que os EUA nunca colocaram astronautas sobre o solo lunar, e que o maior feito do século XX teria sido fraudado para que o país vencesse a corrida espacial, em 1969. A Fox daria eco às alegações de muitos adeptos das teses conspiracionistas, de que tudo não passou de uma incrível farsa, supostamente montada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Apesar da estranheza que isso pode causar a muitos leitores, acostumados com notícias quase diárias sobre novas pesquisas e conquistas espaciais, ainda existe muita gente que, em pleno século XXI, não só não acredita que o homem chegou à Lua como também afirma com veemência que as famosas imagens da primeira alunissagem da história, transmitidas ao vivo em 20 de julho de 1969 para o mundo, não passaram de encenações feitas num estúdio cinematográfico aqui mesmo na Terra. Há ainda quem alegue que as marcantes palavras do astronauta Neil Armstrong – “Um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade” – foram proferidas não sobre o solo acinzentado do Mar da Tranqüilidade, região onde o módulo lunar pousou, mas sim em algum estúdio hollywoodiano que simulava a Lua.

Mesmo considerando-se o caráter disparatado e improvável que essas alegações sugerem, cada dia mais adeptos as defendem, seguindo a rápida e crescente divulgação das tais idéias conspiratórias, principalmente através da internet. Além disso, o documentário da Fox denunciando o suposto embuste da NASA teve uma repercussão enorme, levando até à realização de uma continuação, duas semanas depois. Dada a insistência em se manter o quadro de absurdos que as referidas alegações causam, por parte dos detratores da Agência Espacial, e a rapidez com que a influência desse grupo vem crescendo sobre a mídia, muitos leitores têm se perguntado: será que existe alguma verdade por trás de tais acusações de montagem e encenação? Seria possível que tudo foi apenas uma farsa?





Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!