A Dell teve um ano de altos e baixos. A fabricante de PCs partiu para um caminho promissor quando entrou para o mundo do canal, com a aquisição da EqualLogic.
E a empresa trabalhou duro ao longo de 2009 para acelerar seu programa de parcerias. Mas, o ano também foi de conflitos judiciais e significativa levas de demissão.1. Dell progride com o canal
A Dell se esforçou para convencer os parceiros de soluções de que suas iniciativas no canal eram mais do que uma retórica vazia e fez barulho para anunciar uma série de ações focadas em seu programa PartnerDirect. No final de maio, Michael Dell, presidente e CEO, disse a analistas que a fabricante havia adicionado mais de 3,5 mil canais à rede, e que as vendas indiretas eram uma parte importante da receita que a empresa vinha obtendo.
2. Dell adquire a EqualLogic
Em janeiro, a companhia anunciava a aquisição da EqualLogic, por US$ 1.4 bilhão. Mas, a Dell não estava comprando apenas uma fabricante de iSCSI, mas sim conhecimento de canais. A EqualLogic havia desenvolvido um programa de canais de sucesso, o que a fabricante precisava fazer desesperadamente. Segundo o CEO, a Dell utilizou o melhor da política criada pela empresa adquirida para construiu o PartnerDirect.
3. Dell cria o PartnerStorm
Em junho, a Dell modificou o seu portal IdeaStorm Web, destacou recursos específicos de canais do site e lançou o Dell PartnerStorm, uma ferramenta que permite aos VARs discutir questões pertinentes a vendas indiretas. Em outubro, a fabricante identificou um interesse de sua rede de parceiros: contratos de governo. Então, anunciou um programa de certificação voltado ao setor, com a promessa de ajudar o canal a vender para o setor público.
4. Dell lança o programa Partner Return
O programa, anunciado em agosto, teve como objetivo proteger o parceiro Dell. A política incluiu cobertura por cancelamento de pedidos por parte do cliente final, entre outros benefícios.
5. Dell oferece registro de contas para negócios no SMB
Em julho, a Dell lançou um programa de registro de negócios para parceiros que atendem a empresas do SMB. Ao invés de apenas permitir ao canal registrar o negócio, o sistema permitiu o registro de cliente. Os parceiros ficaram empolgados com a notícia, pela possibilidade de construiu relacionamentos a longo prazo com os clientes.
6. Dell demite
A Dell cortou aproximadamente 9 mil postos de trabalho - 10% de seu quadro global. Mas isso não foi uma surpresa, diante dos abalos econômicos. De acordo com Michael Dell, a estratégia de redução de custos foi finalizada e o montante economizado será aplicado em aquisições.
7. Dell se envolve em fraude
Em maio, a Corte Suprema do Estado de Nova York acusou a Dell de fraude, propaganda enganosa e práticas de negócios desleais.
8. Dell continua a cortar custos
O último trimestre foi marcado por abalos na economia. Em setembro, o Wall Street Journal divulgou que a Dell estava considerando a venda de algumas de suas fábricas, com o intuito de reduzir custos operacionais, o que seria uma mudança profunda no modelo praticado pela companhia até então. A fabricante também pediu a seus funcionários que tirassem férias sem remuneração a fim de evitar desligamentos. A Dell afirmou que a ação foi desagradável, mas necessária.
9. Dell entra para o jogo dos serviços
Em junho, a companhia criou a área de consultoria de infra-estrutura. Também entrou na seara da virtualização, com o lançamento de uma série de ofertas e a ampliação da parceria com a Microsoft.
10. Dell lança a corrida dos notebooks
O canal se tornou foco da Dell, mas é importante lembrar que a companhia entrou no campo dos eletrônicos de consumo. Enquanto a fabricante expandiu a rede de vendas indiretas, ela também percebeu que era importante não esquecer suas raízes. Por isso, vez um upgrade das tecnologias de consumo, com o lançamento de um novo modelo e da atualização da série Latitude E.
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