A novela A Favorita já está em sua emocionante reta final. O último capítulo da trama, aliás, tem exibição prevista para meados de janeiro. Mesmo assim, a abertura da história de João Emanuel Carneiro ainda é um dos pontos mais comentados do folhetim, Diga-se de passagem, há tempos uma abertura de novela não causava tanto frisson e impacto. Também, pudera. São 62 segundos que resumem com intensa beleza e carga gramática todo o enredo ao som do tecnotango (versão moderna do tango) Pa'Bailar, da banda Bajofondo, formada por músicos uruguaios. Está lá:
Flora e Donatela meninas brincando num campo e já adultas cantando juntas.
A chegada de Marcelo e Flora com a filha Lara.
Flora atirando no amante, a bandida na cadeia e Donatela dançando com Lara.
Por fim, a garota dividida entre as duas mães.
As belas ilustrações são uma releitura eletrônica dos cartazes dos filmes das décadas de 40 e 50, que eram em preto-e-branco, chapados e com as figuras recortadas.
Foi João Emanuel Carneiro quem teve a idéia de fazer um resumo da história na abertura. E a equipe do designer gráfico Hans Donner levou um mês e meio para executar o projeto. Logo depois das primeiras reuniões, entrou em cena o ilustrador Gurtavo Garnier e o especialista em computação gráfica Alexandre Romano.
- Gostei muito. Foi um trabalho totalmente inovador - elogiou Hans Donner.
A música também é pra lá de instigante. O diretor Ricardo Waddington queria um ritmo quente, passional, trágico, misterioso e sedutor como tema sonoro. Durante as gravações das cenas iniciais de A Favorita na Argentina, ele concluiu que deveria ser um tango e escutou uma porção de CDs até chegar à faixa Pa'Bailar, do Bajofondo.
O grupo lançou em 2002 o primeiro disco, Bajofondo Tango Club, e foi premiado com o Grammy Latino como Melhor Álbum Instrumental Pop. Depois vieram Supervielle (2004), Bajofondo Remixed (2005) e Mar Dulce (2007). A mistura do tango tradicional com arranjos eletrônicos e batida leve faz um grande sucesso na Argentina E, agora, também já conquistou a admiração dos brasileiros.
Reportagem da Ti ti ti
Postar um comentário
Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!