Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2009-01-08

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA  

Entrou em vigor, agora em 2009, a reforma ortográfica da nossa língua escrita - que somente será obrigatória em 2012. Ma é importante que nos acostumemos com as novas regras desde já, para estarmos totalmente preparados quando as mudanças entrarem em vigor.

Escrito por Douglas Tufano e publicado pela Editora Melhoramentos, o Guia Prático da Nova Ortografia é uma das melhores referências oficialmente lançadas que abordam o tema relativo às recentes mudanças ortográficas, pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.

Em uma linguagem simples e de fácil compreensão,o autor sempre elucida as mudanças citadas através de um grupo de exemplos, mostrando, lado a lado, a diferença de escrita nas palavras antes e depois da reforma. Em diversos tópicos, ele também chama a atenção do leitor para exceções ou casos em que as regras mereçam maior destaque.Quanto às regras de aplicação do hífen, as mudanças são abordadas em pequenos tópicos, seguidos de quadros com dezenas de exemplos que ilustrem as situações descritas. Há, ainda, a ênfase em algumas regras que não foram mudadas, o que pode evitar eventuais equívocos.

Exemplos:

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z

Trema

Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.

Como eraComo fica
agüentaraguentar
argüirarguir
bilíngüebilíngue
cinqüentacinquenta
delinqüentedelinquente



O arquivo está no formato PDF. E pesando menos de 1MB, é possível acompanhar em cerca de trinta e duas páginas um completo guia acerca das mudanças em nossa língua. Comece a se acostumar com os novos padrões, que serão definitivamente adotados em 2012.

Pra quem vai fazer concursos, também é uma ótima oportunidade, para não se deparar com situações inesperadas. Afinal, tem bancas que já avisaram que vão exigir essas novas regras - ainda que parciais - em seus exames.





Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!