Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-12-24

Altos e baixos da Dell em 2008  


A Dell teve um ano de altos e baixos. A fabricante de PCs partiu para um caminho promissor quando entrou para o mundo do canal, com a aquisição da EqualLogic.

E a empresa trabalhou duro ao longo de 2009 para acelerar seu programa de parcerias. Mas, o ano também foi de conflitos judiciais e significativa levas de demissão.

1. Dell progride com o canal

A Dell se esforçou para convencer os parceiros de soluções de que suas iniciativas no canal eram mais do que uma retórica vazia e fez barulho para anunciar uma série de ações focadas em seu programa PartnerDirect. No final de maio, Michael Dell, presidente e CEO, disse a analistas que a fabricante havia adicionado mais de 3,5 mil canais à rede, e que as vendas indiretas eram uma parte importante da receita que a empresa vinha obtendo.

2. Dell adquire a EqualLogic

Em janeiro, a companhia anunciava a aquisição da EqualLogic, por US$ 1.4 bilhão. Mas, a Dell não estava comprando apenas uma fabricante de iSCSI, mas sim conhecimento de canais. A EqualLogic havia desenvolvido um programa de canais de sucesso, o que a fabricante precisava fazer desesperadamente. Segundo o CEO, a Dell utilizou o melhor da política criada pela empresa adquirida para construiu o PartnerDirect.

3. Dell cria o PartnerStorm

Em junho, a Dell modificou o seu portal IdeaStorm Web, destacou recursos específicos de canais do site e lançou o Dell PartnerStorm, uma ferramenta que permite aos VARs discutir questões pertinentes a vendas indiretas. Em outubro, a fabricante identificou um interesse de sua rede de parceiros: contratos de governo. Então, anunciou um programa de certificação voltado ao setor, com a promessa de ajudar o canal a vender para o setor público.

4. Dell lança o programa Partner Return

O programa, anunciado em agosto, teve como objetivo proteger o parceiro Dell. A política incluiu cobertura por cancelamento de pedidos por parte do cliente final, entre outros benefícios.

5. Dell oferece registro de contas para negócios no SMB

Em julho, a Dell lançou um programa de registro de negócios para parceiros que atendem a empresas do SMB. Ao invés de apenas permitir ao canal registrar o negócio, o sistema permitiu o registro de cliente. Os parceiros ficaram empolgados com a notícia, pela possibilidade de construiu relacionamentos a longo prazo com os clientes.

6. Dell demite

A Dell cortou aproximadamente 9 mil postos de trabalho - 10% de seu quadro global. Mas isso não foi uma surpresa, diante dos abalos econômicos. De acordo com Michael Dell, a estratégia de redução de custos foi finalizada e o montante economizado será aplicado em aquisições.

7. Dell se envolve em fraude

Em maio, a Corte Suprema do Estado de Nova York acusou a Dell de fraude, propaganda enganosa e práticas de negócios desleais.

8. Dell continua a cortar custos

O último trimestre foi marcado por abalos na economia. Em setembro, o Wall Street Journal divulgou que a Dell estava considerando a venda de algumas de suas fábricas, com o intuito de reduzir custos operacionais, o que seria uma mudança profunda no modelo praticado pela companhia até então. A fabricante também pediu a seus funcionários que tirassem férias sem remuneração a fim de evitar desligamentos. A Dell afirmou que a ação foi desagradável, mas necessária.

9. Dell entra para o jogo dos serviços

Em junho, a companhia criou a área de consultoria de infra-estrutura. Também entrou na seara da virtualização, com o lançamento de uma série de ofertas e a ampliação da parceria com a Microsoft.

10. Dell lança a corrida dos notebooks

O canal se tornou foco da Dell, mas é importante lembrar que a companhia entrou no campo dos eletrônicos de consumo. Enquanto a fabricante expandiu a rede de vendas indiretas, ela também percebeu que era importante não esquecer suas raízes. Por isso, vez um upgrade das tecnologias de consumo, com o lançamento de um novo modelo e da atualização da série Latitude E.


itweb.com




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!