Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-11-29

Sabe quem é a favorita de verdade? A abertura  

A novela A Favorita já está em sua emocionante reta final. O último capítulo da trama, aliás, tem exibição prevista para meados de janeiro. Mesmo assim, a abertura da história de João Emanuel Carneiro ainda é um dos pontos mais comentados do folhetim, Diga-se de passagem, há tempos uma abertura de novela não causava tanto frisson e impacto. Também, pudera. São 62 segundos que resumem com intensa beleza e carga gramática todo o enredo ao som do tecnotango (versão moderna do tango) Pa'Bailar, da banda Bajofondo, formada por músicos uruguaios. Está lá:


Flora e Donatela meninas brincando num campo e já adultas cantando juntas.


A chegada de Marcelo e Flora com a filha Lara.


Flora atirando no amante, a bandida na cadeia e Donatela dançando com Lara.


Por fim, a garota dividida entre as duas mães.

As belas ilustrações são uma releitura eletrônica dos cartazes dos filmes das décadas de 40 e 50, que eram em preto-e-branco, chapados e com as figuras recortadas.

Foi João Emanuel Carneiro quem teve a idéia de fazer um resumo da história na abertura. E a equipe do designer gráfico Hans Donner levou um mês e meio para executar o projeto. Logo depois das primeiras reuniões, entrou em cena o ilustrador Gurtavo Garnier e o especialista em computação gráfica Alexandre Romano.

- Gostei muito. Foi um trabalho totalmente inovador - elogiou Hans Donner.

A música também é pra lá de instigante. O diretor Ricardo Waddington queria um ritmo quente, passional, trágico, misterioso e sedutor como tema sonoro. Durante as gravações das cenas iniciais de A Favorita na Argentina, ele concluiu que deveria ser um tango e escutou uma porção de CDs até chegar à faixa Pa'Bailar, do Bajofondo.

O grupo lançou em 2002 o primeiro disco, Bajofondo Tango Club, e foi premiado com o Grammy Latino como Melhor Álbum Instrumental Pop. Depois vieram Supervielle (2004), Bajofondo Remixed (2005) e Mar Dulce (2007). A mistura do tango tradicional com arranjos eletrônicos e batida leve faz um grande sucesso na Argentina E, agora, também já conquistou a admiração dos brasileiros.

Reportagem da Ti ti ti





Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!