Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-10-30

Sites bloqueados no seu trabalho ou escola? Desbloqueie usando o TOR  

O Meebo é um popular 'web messenger', um site que oferece integração ao Jabber, ICQ, MSN e outras redes de mensagens instantâneas. Por isso que ele é usado, para burlar restrições de uso em universidades, escolas, no trabalho, etc...


Acontece que, o Meebo - e vários outros sites , como o YouTube - também sofre restrições. É barado seu endereço, então como é que você vai acessar o MSN que está bloqueado usando o Meebo que também está bloqueado? ou o Youtube, ou qualquer outro site ou programa? Usando o TOR.

Tor é um software que o proteje contra análise de tráfico, uma forma de vigilância que ameaça a liberdade e privacidade, negócios confidenciais e relacionamentos. Esse programa proteje você, distribuindo sua comunicação através de uma rede de voluntários transmissores ao redor do mundo: isto previne que alguém monitore sua conexão e veja que sites você acessa, e também previne que descubram sua localização física.

Ele funciona com vários dos programas de computador existentes, incluindo navegadores, clientes de mensagens instantâneas, servidores de arquivos (rapidshare, megaupload, etc...), logins remotos, e outras aplicações baseadas no protocolo TCP, ou seja, o protocolo TCP se torna anônimo.

Uma das grandes vantagens é que o Tor dificulta a análise de tráfego ao evitar o rastreamento de dados online, permitindo que você decida se deseja se identificar ou não ao se comunicar.

Digamos que você tenha que baixar um arquivo de um site de downloads que só permite 1 download por dia por pessoa (caso do RapidShare). Ao usar o TOR para trocar sua identidade, você aparece para o site como outra pessoa, podendo burlar o sistema de proteção e continuar fazendo downloads, trocando de identidade sempre que necessário.

Um ramo da marinha americana usa Tor para enviar informação de segurança, e uma de suas unidades usou o programa recentemente enquanto esteve no Oriente Médio.
Corporações policiais usam Tor para visitar ou vigiar sites da web, sem deixar registro de endereços IP do governo nos logs, e como segurança durante algumas das suas operações.



Além de ser gratuito o programa é simples, útil e fácil de usar. Além disso, um complemento para o navegador Firefox permite habilitar/desabilitar a utilização do Tor durante a navegação, trata-se do Tor Button, que é gratuito e está incluído na instalação. A interface gráfica do Tor chama-se Vidalia. Ela é instalada automaticamente e permite que o usuário acesse as configurações do programa com facilidade, assim, qualquer um pode configurar o TOR .

Primeiramente abra o programa. Automaticamente, o Vidalia já irá iniciar o TOR. Clique no botão “Setup Relaying” para configurar o cliente TOR. Na janela que se abrir, clique na aba Avançado, e na parte de endereço, deixe 127.0.0.1, um IP padrão para indicar o próprio computador. A porta padrão é a 9050. Você pode colocar uma senha para acesso ao proxy, ou colocar apena “none” no método de autenticação (o jeito mais fácil). Se você estiver debaixo de um proxy, clique no botão Network e configure pelo Vidalia as informações. Ao terminar, clique em Salvar e feche a janela de configurações.

imagem4.jpg

Ao término do processo, reinicie o TOR para garantir que tudo será corretamente aplicado clicando em Stop Tor e em seguida em Start Tor. Pronto, a configuração está feita. Toda vez que você quiser obter uma nova identidade, cique em “Use a New Identity”.

imagem1.jpg

Agora que o Tor está rodando e devidamente configurado, basta configurar o navegador para usar o Proxy que criamos de navegação anônima. A configuração do Proxy varia de sistema operacional para sistema, e em alguns casos, está atrelada ao navegador (como é o caso do Firefox). Vou mostrar aqui a configuração do TOR no meu caso, no Mac OSX 10.5. Basta abrir as Preferências de Sistema > Rede > Avançado > Proxies. Vamos ativar o proxy SOCKS (é importante que você configure o Proxy como SOCKS e não outro tipo), conforme a figura abaixo:

imagem3.jpg

Como podemos ver, o Proxy SOCKS está configurado no IP 127.0.0.1 (aquele que se refere ao computador local) e a porta 9050 (a mesma configurada no Vidalia). Se tiver definido uma senha, é agora que você deve fornecê-la.

Agora você já pode navegar livremente na internet de forma anônima. Para ter certeza de que está funcionando, acesse o site 'http://www.meuip.com.br/' e veja qual o IP que a página detecta em seu computador. Se o IP detectado for diferente do seu IP usado na hora, é sinal que está funcionando.

Você ainda pode, na janela do Vidalia, clicar em 'View the Network' para ver um gráfico de onde está o servidor que você está utilizando. Veja na imagem abaixo uma demonstração gráfica de onde as conexões estão partindo e onde estão chegando. Sensacional!

netmap_mac.png



Instale ele e descubra o prazer de navegar anonimamente e, acesse sites bloqueados e use comunicadores restritos em qualquer lugar.

Tamanho: 7,90 MB
Sistema: Windows XP/98/2000
setan




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!