Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-10-16

EUA retiram Coréia do Norte de uma lista de países "patrocinadores do terrorismo"  

Os Estados Unidos retiraram a Coréia do Norte de uma lista de países considerados "patrocinadores do terrorismo", anunciou em Washington a chancelaria americana. Os EUA "obtiveram tudo o que buscavam" em um acordo para verificar o desarmamento norte-coreano, que incluía trabalhos com urânio e plutônio, o que levou à retirada de Pyongyang da lista, disse Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado americano. "Trata-se de um aspecto importante. Todos os elementos de verificação que buscávamos estão inclusos neste pacote", afirmou ele.


Mais cedo, o negociador americano Christopher Hill, representando os países envolvidos na negociação, afirmou à AFP que um acordo havia sido fechado durante sua última visita a Pyongyang, realizada entre os dias 1º e 3 deste mês. O pacto com relação às formas de verificação abriu caminho para que o governo americano retirasse a Coréia do Norte da lista na qual acusa outros países ou grupos de apoiarem atividades consideradas "terroristas".

O grupo liderado por Hill, que é subsecretário de Estado dos EUA, concordou com os norte-coreanos que as medidas de verificação "se aplicarão ao programa baseado em plutônio e a qualquer atividade de proliferação e enriquecimento de urânio", disse uma fonte sob condição de anonimato.

Hill e os negociadores dos demais países envolvidos nas negociações multilaterais para que a Coréia do Norte abandone seu programa nuclear bélico também concordaram que "especialistas de todos eles podem participar das atividades de verificação", prosseguiu a fonte.

Além dos EUA e da Coréia do Norte, participam das negociações representantes da China, da Coréia do Sul, do Japão e da Rússia. Pelo acordo, "os especialistas terão acesso a todas as instalações declaradas e, com base em entendimento mútuo, a locais não declarados".



Fonte: Atarde.com.br/


Celebrando 60 anos de existência este ano, a Coréia do Norte também se destaca como o último Estado estalinista do mundo (diga-se, Comunista). Neste tipo de sociedade restritiva e super fechada, é difícil - se não impossível - para os moradores obterem notícias do mundo exterior, e vice-versa. Toda imagem que sai da Coréia do Norte, quase sempre é de produção estatal, pré-aprovado pelo estado.

Ainda assim, se você olhar as imagens com as seguintes restrições em mente, ainda pode obter uma certa ideia da vida na Coréia do Norte em 2008.
Estas fotos foram todas realizadas nos últimos seis meses - algumas tiradas a partir da fronteira, outras fornecidas pela Coréia do Norte, e generosamente partilhadas por vários fotógrafos free-lances que recentemente estiveram no interior do país.

O fundador do país, o chamado Grande Líder, Kim Il-sung, foi sucedido pelo seu filho, o "Querido Líder", Kim Jong-il, um excêntrico playboy invariavelmente visto (em suas poucas aparições públicas) em sapatos plataforma e um terno cor cáqui.

Para quem não sabe, desde 1995, mais de 3,5 milhões de norte-coreanos teriam morrido de fome, e não só por questões relacionadas com a fome.
O comunismo fez isso. E a maioria delas eram crianças.


Jovens coreanos formando uma imagem de fundo para a abertura dos Jogos da Coreia do Norte em 12 de setembro de 2008.(Clique na imagem para ampliar)


Um homem norte-coreano com seu barco ao longo das margens do rio Yalu na frente de uma das pontes destruídas do que uma vez ligava a China e a Coreia do Norte, perto da cidade de Qing Cheng, situada cerca de 50 quilómetros a norte da fronteira chinesa. 12 de setembro de 2008.(Clique na imagem para ampliar)


Cidadãos e soldados norte-coreanos participando das celebrações do 60o aniversário de fundação da Coréia do Norte, em Pyongyang, 9 de setembro de 2008, nesta foto distribuída pela agência de notícias oficial KCNA da Coréia do Norte, 10 de setembro de 2008.(Clique na imagem para ampliar)


Pyongyang vista, a partir do hotel Yanggakdo. Na Coréia do Norte, não existe iluminação pública, e as pessoas usam lâmpadas de muito baixa potência em suas casas. A capital norte-coreana é tão surreal durante a noite quanto de dia. Devido à crise de combustível não há praticamente nenhum tráfego de veiculos depois de escuro, e a vida noturna é praticamente inexistente. Só monumentos ficam acesos durante festividades locais. Aos domingos, os carros não são permitidos em Pyongyang. Apenas os veículos pertencentes ao exército e governo são permitidos nas estradas. Funcionários afirmam que é para prevenir a poluição. A cada hora, a partir da 6 horas até à meia-noite, alto-falantes tocam uma canção patriótica. Os turistas estão totalmente proibidos de sair de seus hotéis para andar pela cidade, apesar de Pyongyang ser segura.
(Clique na imagem para ampliar)


As rodovias na Coréia do Norte são enormes (e pelo visto, nenhuma sinalização) e carros são poucos. Aeronaves poderiam aterrissar nessas estradas sem problema. Pode-se até mesmo ver crianças brincando no meio da estrada. A segurança é um problema importante porque as crianças e os idosos não estão habituados a ver carros, para que eles atravessam as estradas, a qualquer momento, sem olhar para o tráfego próximo. (Clique na imagem para ampliar)

Desfile de soldados norte-coreanos em Pyongyang, 9 de setembro de 2008. (Clique na imagem para ampliar)

Uma combinação de fotos mostra um soldado norte-coreano preparando a arma dele em uma abordagem a barcos de turismo em uma instalação nas margens do rio Yalu perto da cidade norte-coreana de Sinuiju, no lado oposto chinês da cidade fronteiriça de Dandong. 13 de setembro de 2008. (Clique na imagem para ampliar)

Mais fotos da Coréia do norte nesse site:Lafforgue Eric




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!