Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-10-23

Dicionário traz novo acordo ortográfico  


 O Aulete Digital já traz o novo acordo ortográfico da língua portuguesa e, pode ser consultado no endereço www.aulete.com.br

Usuários de smartphones e PDAs podem acessar a URL www.mobi.aulete.com.br. A busca no iDicionário Aulete deve ser feita na grafia antiga. Se a palavra procurada foi modificada pelo novo acordo, ela aparece na forma antiga e na nova, assinalada com as iniciais AO e um número. Esse número remete a um tópico do resumo que a Lexikon Editora, responsável pelo dicionário, preparou para simplificar a compreensão das novas regras. A íntegra do acordo e essa síntese entrou no no dia (21/10).

O decreto que promulga o novo acordo ortográfico foi assinado pelo presidente Lula em 29 de setembro passado. O acordo começa a vigorar em janeiro de 2009 e deve ser totalmente implantado até dezembro de 2012.
“Tentamos aplicar a nova regra ao iDicionário Aulete, mas inevitavelmente existem dúvidas. Essas questões serão resolvidas somente quando a Academia Brasileira de Letras lançar a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, afirma Carlos Augusto Lacerda, diretor da Lexikon.

Segundo ele, essa edição estava inicialmente prevista para o final de novembro, mas já foi adiada para fim de janeiro do próximo ano. A versão online do Aulete inclui 818 mil verbetes, definições e locuções. Tem também uma versão coletiva, na qual os internautas participam sugerindo novos verbetes, editando os atuais, apontando erros e discutindo o idioma em fóruns, sempre sob a supervisão da equipe editorial da Lexikon. 

Durante a consulta, fica fácil saber se o verbete foi atualizado e, em caso afirmativo, consultar o original. Basta clicar na aba correspondente. Novos acréscimos são indicados pela etiqueta “verbete novo”. O dicionário online inclui ainda histórico de consulta, últimos verbetes pesquisados e verbetes mais populares. 

Para tornar as pesquisas ao conteúdo ainda mais fáceis e rápidas, o site do iDicionário Aulete oferece complementos para os campos de busca dos navegadores Firefox e Internet Explorer e um widget para o Windows Vista. É só visitar a área de downloads.

Fonte: Info.abril




Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!