Home Programas Revistas Ebooks Videos Online Ufologia
2008-10-21

10 ícones americanos que não são mais americanos  

Os norte americanos cresceram, com tipos, empresas, marcas famosas que sempre evocam a memória. Marcas que são tipicamente americanas - marcas que afloram o orgulho nacional. Mas, o que muitos norte americanos não sabem é que muitas dessas marcas não são mais propriedade americana (ou nunca foram!).

Esta é uma lista dos dez ícones americanos - os mais famosos - que são, de fato agora, estrangeiros e que não mais os pertence.






A Firestone, fabricante de pneu e borracha, foi fundada por Harvey Firestone em 1900 para fornecer pneus para carruagens e outros tipos de transportes comuns na época. Firestone viu logo o enorme potencial dos pneus para automóveis. A companhia era pioneira na produção de pneus maciços e usou sua estrutura pra ser fornecedor oficial de pneus para automóveis da Companhia Ford Motors e, foi também ativo no mercado de reposição.

A Firestone foi comprada em 1988 pela Bridgestone, um conglomerado de borracha japonês baseado em Tokyo fundado em 1931. Bridgestone atualmente é a primeira colocada no mercado mundial de pneus, seguida pela Michelin em segundo, terceiro a Continental e na quarta posição a Goodyear.




A Dial Corporation é um fabricante de produtos de limpeza e cuidado pessoais baseada em Scottsdale, Arizona. Começou fabricando um tipo de sabão manufaturado por Armour & Company, uma empresa legendária de Chicago, e com uma série de aquisições e associações, emergiu lá pelos anos 2000 como uma companhia pessoal autônoma de produtos de limpeza. Em 2004, a companhia foi comprada por Henkel KGaA, uma empresa alemã. Outros produtos proprietários da Henkel são:Schwarzkopf, Sellotape, e Persil, esta última, a marca mais famosa da companhia (e o primeiro nome em detergente para lavanderia no mundo).





A companhia de óleo Shell é uma filial da companhia de óleo multinacional de origem Anglo-Holandesa (Inglatera e Holanda), que figura entre as maiores companhias de óleo do mundo. Aproximadamente 22.000 empregados da Shell são baseados nos EUA. O escritório principal nos EUA está em Houston, Texas. A SHELL tem suas origens em 1833, em uma pequena loja, na região oeste da cidade de Londres, que vendia antiguidades e objetos exóticos, como belas conchas orientais (daí seu nome SHELL - concha) que eram usadas pelas donas-de-casa para enfeitar caixas e móveis.





A Church’s Chicken é nos EUA, um dos restaurantes de alimento rápido que se especializam em frango frito. Foi fundada como 'Church’s Fried Chicken To Go' ( frango frito para ir a Igreja!) em em 17 de abril de 1952 em San Antonio. A companhia tem agora mais de 1.600 pontos pelo mundo. Seu slogan é “eu sei o que é bom.”

No fim de 2004 a companhia foi vendida para a 'Arcapita' e, como a empresa é Islâmica, o bacon foi removido do menu, pois o consumo de carne de porco não é permitido pela lei Islâmica. Também de acordo com a lei Islâmica, a companhia não investe em negócios que ofereçam crédito ou carreguem interesses pornográficos, álcool, ou os produtos derivados de carne de porco. A companhia é dona também do Caribou Coffee.





Toll House (casa do pedágio) é uma marca de biscoitos comercializados pela Nestlé. Ruth Wakefield Graves é creditado por inventar o biscoito de chocolate, por acidente, na década de 30, em uma cidade vizinha a Rhode Island. Ruth Graves foi contratado pela Nestlé após a popularidade de seus biscoitos.
Nestlé é uma empresa suíça e detém os direitos sobre a receita e os cookies.





A Holiday Inn foi fundada em 1952 em Memphis, Tennessee, por Kemmons Wilson, para fornecer acomodação barata para famílias de viajantes dentro dos EUA. Wilson pensou inicialmente na idéia após uma desgastante viagem com a família para Washington, decepcionado pela má qualidade fornecida pelos motéis de beira de estrada daquele tempo. Holiday Inn foi comprado pelo grupo Britanico PLC (InterContinental Hotels Group PLC) que possui e opera diversos tipos do hotel.






O edifício da Chrysler é um aranha-céu muito emblemático na arte da cidade de Nova Iorque, reconhecido por qualquer um que viu algum filme americano. Por 11 meses figurou como o edifício mais alto do mundo e, é ainda o edifício de tijolo mais alto do mundo. Em 2007, era o nono colocado na lista das melhores arquiteturas da América, pelo instituto americano dos arquitetos.

Este ícone americano surpreendente é possuído agora pelo 'Abu Dhabi Investment Council' que pagou 800 milhões dólares por 75% do edificio. O Abu Dhabi Investment Council controla as reservas de óleo dos Emirates Arabes - avaliadas em U$$ 1 trilhão.





O Trader Joe’s (comerciante Joe) começou em 1958 como uma rede de “mercado pronto”. Quando o fundador Joe Coulombe estava de férias nas Caraíbas, veio com a idéia de um mercado com alimentos exóticos - algo que faltava nas outras lojas naquele tempo. Trader Joe’s teve sua primeira loja aberta em 1966 na Califórnia. A loja original está ainda em operação. A empresa é controlada agora por uma família do billionário alemão Theo Albrecht que é proprietário dos supermercados Aldi na Alemanha.





7-Eleven é uma rede mundial de lojas de conveniência que está entre as maiores do mundo - batendo inclusive a McDonald's por 1.000 lojas - com filiais em dezoito países. Entre as lojas da 7-Eleven's são oferecidos produtos de receita confidencial, incluindo 'Slurpee', uma bebida parcialmente fria introduzida em 1967. Atualmente 7-Eleven é controlada pela Seven & I Holdings Co. Ltd, uma companhia japonesa sendo a quinta maior varejista do mundo. Seven & I Holdings é dona também da 'Denny’s and White Hen Pantry'.





Budweiser é uma das cervejas mais populares nos Estados Unidos. É feita com uma mistura do malte do arroz e da cevada. A BUDWEISER tem uma imagem visual muito forte. Inclui o rótulo - amplamente reconhecido e tipicamente americano com suas cores vermelho, branco e azul; o logotipo; a garrafa long-neck - com um poder distintivo comparável ao da Coca-Cola; os slogans “O Rei das Cervejas” e “O Produto Genuíno”. Essas razões transformaram a marca na cerveja mais consumida do planeta. O nome origina do alemão “Budweis” que era uma cidade na Bohemian. A Anheuser-Busch (companhia que produz a Budweiser) foi comprada pela companhia Belga por 52 bilhões dólares.

Este negócio tornou a InBev, - que todo mundo sabe, também é proprietária da Brahma e Antárctica - a maior fabricante de cerveja do mundo.





Bookmark este post:
Ma.gnolia DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit Google

VEJA TAMBEM



Postar um comentário

Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!