Clarice Lispector educou os olhos de seus leitores com palavras sutis, banhadas em sensibilidade e leveza. Agora ela ativa nossos ouvidos. Acaba de chegar às livrarias e algumas lojas de música o CD Doze Lendas Brasileiras, resultado da paixão da escritora pelo folclore do País.
O disco é a versão em áudio do grande sucesso infantil da autora, Como Nascem As Estrelas (1987), com a diferença de que, no CD, os “causos” do Saci Pererê, do nascimento das estrelas, aparecimento dos bichos, etc., são contados por 12 atrizes. O elenco é o mais abrangente possível, vai de Camila Pitanga a Odete Lara, passando por Sílvia Buarque, Maria Padilha, Maria Zilda Bethlem e Martha Overbeck, entre outras. Cada uma delas interpreta um texto e dá seu tom à narrativa. Elas interferem nas histórias, emprestando graça, humor e dramaticidade às lendas.
Veteranas como Heloísa Mafalda e Zilka Salaberry parecem falar para seus netos. Suas vozes roucas e graves transmitem a sabedoria de quem sabe o que diz. É impossível duvidar, por exemplo, da história do negrinho do pastoreio, deliciosamente narrada por Zilka, a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo. Diz a lenda – bastante conhecida entre os gaúchos – que ele era um escravo esperto e era Nossa Senhora, sua madrinha, quem ajudava-o a encontrar coisas perdidas.
A vivacidade das vozes de jovens atrizes é outro ganho para as belas reconstituições de Clarice Lispector. Camila Pitanga opta por uma comunicação bem humorada e esbanja versatilidade, interpretando numa mesma lenda quatro personagens. Menos brincalhona, mas não menos graciosa, é a narrativa de Luana Piovanni para a lenda de Yara, a bela feiticeira das águas. Mas a maior surpresa do disco fica por conta de Mariana Valente, a mais nova da turma – 13 anos de idade – e neta de Clarice. Ela dá vida ao texto sobre o índio Curupira, protetor dos animais.
- Como nasceram as estrelas - Rosita Thomas Lopes
- Alvoroço de festa no céu - Duze Naccarati
- O pássaro forte - Silvia Buarque
- As aventuras de Malazarte - Camila Pitanga
- A perigosa Yara - Luana Piovani
- Uma festança na floresta - Heloísa Mafalda
- Curupira, o danadinho - Mariana Valente
- O negrinho do pastoreiro - Zilka Salaberry
- Do que eu tenho medo - Maria Zilda Bethlem
- A furta sem nome - Martha Overbeck
- Como apareceram os bichos - Maria Padilha
- Uma lenda verdadeira - Odete Lara
Postar um comentário
Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!