As chamadas correntes de e-mail, fraudes e farsas de internet irão sempre habitar a rede, prometendo “novas formas de ficar rico” ou fazendo um “pedido urgente de ajuda”.Nesta prática, não há limites para imaginação: avisos médicos, promessas de dinheiro fácil e fotomontagens são algumas de suas formas de atuação. Porém, no fim das contas, trata-se apenas de fraudes e golpes.Apesar de alguns desses golpes terem sido criados anos atrás, os originais – e suas dúzias de variantes – continuam a circular por aí. Veja algumas.
O turista acidental (2001)Essa piada, viajou o mundo todo e foi parar em inúmeros e-mails logo após os atentados de 11 de Setembro.A imagem mostra um turista no topo de observação de uma das torres do World Trade Center, posando para um foto minutos antes da colisão de um dos aviões seqüestrados.Num primeiro momento, a figura parece ser real, mas ao se observar certos detalhes é possível perceber que se trata de uma imagem modificada. Primeiro, o avião que se choca na torre é um Boeing 767 – e o que aparece na imagem é um 757. O avião se aproxima da torre pelo norte e o prédio que teria sido atingido, a torre norte, não tinha posto de observação a céu aberto.
“É verdade. Pensei que fosse boato, mas aconteceu com um amigo meu. Parece que a Microsoft está testando algum novo programa para rastrear e-mail e a empresa precisa de voluntários para ajudar. Ele me mandou um e-mail que recebeu da Microsoft – o e-mail era do próprio Bill Gates! Duas semanas depois, como recompensa pela participação, meu amigo recebeu um cheque de milhares de dólares”.Ahãn, claro que recebeu... Outras versões desses boatos sempre prometem algum tipo de recompensa, principalmente em dinheiro vivo.
Taxa de cinco centavos por e-mail (1999)
O e-mail nigeriano 419 (2000)
Os pioneiros desse esquema apareceram em 1980, na forma de cartas de fax – e ainda estão por aí. Mesmo aqueles que se acham mais espertos caem no golpe (entre as vítimas, figura até gente famosa).
Tráfico de órgãos (1996)
O título começa com a seguinte exclamação: “Turistas, cuidado!!”. Se isto não chamar sua atenção, a história a seguir certamente conseguirá. A mensagem alerta sobre uma onda de roubo de órgãos em Nova Orleans e Las Vegas, em as vitimas são drogadas e têm um de seus rins extirpado para ser vendido. Mas, não há motivo para ter medo. De acordo com a National Kidney Foundation, essa situação nunca aconteceu e se trata de uma lenda urbana.
Não existe um vírus Teddy Bear ou mesmo um sulfnbk.exe ou Um Cartão para Você (“O pior vírus já criado!... A CNN já fez o alerta, por favor repasse esta mensagem para todos que você conhece”).A farsa do jdbmgr.exe (também conhecido como Teddy Bear, porque o arquivo jdbgmgr.exe é representado por um ícone de ursinho) alertava internautas sobre uma mensagem de e-mail com risco de infecção de um vírus enviado via mala direta do Microsoft Messenger e que deveria ser apagado imediatamente.Mas, na verdade, não havia vírus e infelizmente o jdbgmgr.exe era um arquivo Java necessário. Com sua insistência em afirmar que o arquivo em questão, legítimo, era um vírus, a farsa sulfnbk.exe afetou até usuários mais experientes. Muitas pessoas o removeram.De forma parecida, o golpe do Um Cartão Virtual para Você afirmava que a McAfee tinha descoberto um vírus que, quando aberto, destruía o HD de um sistema infectado e automaticamente se enviaria para todos os contatos na lista de e-mail do usuário. Logicamente ele não fazia nada - a não ser assustar as pessoas.
Microsoft compra o Firefox (2006)
Um gato realmente grande (2001)E
Receita por 250 dólares (1996)
Uma mulher adorou o biscoito que comeu num café em Houston e pediu a receita ao garçom. “Dois dólares e cinqüenta centavos”, disse ele, e ela concordou em pagar sem hesitar. Mas, quando a conta do cartão de crédito chegou, a cobrança era de 250 dólares, em vez de 2,50 dólares. Como vingança, ela pediu para você enviar a receita -- adivinhem – para TODO MUNDO QUE CONHEÇA. Uma das muitas farsas que reapareceu graças à era da internet.
Primeiro a tal receita apareceu num livro de culinária no fim da década de 1940 como um bolo de 25 dólares, depois surgiu como uma receita de um bolo do luxuoso hotel nova-iorquino Waldorf-Astoria, na década de 1960, e ressurgiu nos idos de 1970 como a receita de biscoito de uma tal Sra. Fields.
Férias por conta da Disney (1998)
“
Seria o destino a Disney World, Disneylândia – ou a própria casa do Walt? O “Jr” no nome Disney era uma referência a uma pessoa que não existe, e era o primeiro indício de que se tratava de uma farsa. As pessoas ainda espalhavam essa mensagem pelo mundo dizendo “estou te enviando... só para o caso de ser verdade”.
Pôr do sol sobre a África (2003)
Autópsia do ET em Roswell, Novo México (1995)
Roswell, Novo México, marco zero das controvérsias sobre OVNIS. É também o local onde o filme de uma autópsia de um ET foi filmado há 60 anos. Diz a história que um disco voador caiu nessa área e o governo dos EUA fez uma autópsia às pressas no alienígena.Em meados da década de 1990, indivíduos anônimos “descobriram” o filme secreto e o revelaram para esclarecimento do público não informado. Parece bem real, não é? Em 2006 veio a revelação de que o filme é uma farsa criada em 1995 por John Humphreys, um animador inglês que fez tudo em seu apartamento.
:: 14 - Rastreamento via GPS de celulares (2007)
Já ouviu falar de um site que pode rastrear a localização de um telefone celular em tempo real? Ele usa um satélite GPS em combinação com o Google Maps e é incrivelmente preciso (sem mencionar o caráter invasivo da suposta tecnologia).
Aterrissagem da Apolo (1969)
Postar um comentário
Por favor deixe seu email pra futuro contato. Comentários sem email válido não serão respondidos!